MUSEU MINAS – GOGÔ / MARIANA

Museu Minas do Gogô nasceu a partir da vontade do artista plástico, escritor e professor Eduardo Campos de criar um espaço, que valorizasse o bairro Vila Gogô em Mariana – MG, por ser um local onde começou a cidade, que é a primeira de Minas. No Gogô encontra –se vários vestígios do início do povoamento na região, como as antigas minas de ouro, os buracos de Sari, brunidores, ruínas de casas e igrejas e fragmentos de artefatos produzidos pelos escravos e utensílios de época, que ajudam a contar como era a vida nos primórdios da fundação da região enquanto província e depois estado de Minas Gerais, nos dando uma visão de como era todo o modo de vida naquela época, entre os séculos XVIII, XIX, quando chegaram os bandeirantes e os escravos que vieram da África para a região.

Fundado no dia 16 de julho de 2021 através de uma live o museu Minas é o primeiro museu inaugurado de forma online do mundo, devido a pandemia do Covid 19 e também o primeiro a contar os primórdios da história de Minas  Gerais, através de um acervo que conta com vários artefatos e um presépio mecânico, que recebe o nome de “Presépio do Gogô”, que além de mostrar o nascimento do Cristo, tem como cenário principal o Sítio Arqueológico do Gogô, reconstituindo através de um trabalho de pesquisa, todo modo de vida do início da mineração e a contribuição que os povos africanos escravizados deram na constituição do estado de Minas Gerais, pois foram eles os protagonistas e principal mola propulsora da economia e extração da nossa primeira riqueza mineral que foi o ouro, extraído dos rios e de nossas montanhas, possibilitando assim a construção e constituição de todo patrimônio cultural material e imaterial nos deixado pelos nossos antepassados, presentes em nossas cidades históricas.

Portanto o Museu Minas do Gogô, vem com a missão de mostrar aos mineiros uma parte da história do nosso Estado e do Brasil, que muitas vezes é esquecida, que é a dos povos africanos escravizados, que eram capturados e atravessaram o Atlântico nos navios negreiros, passando pelo porto do Valongo no Rio de Janeiro e que muitas vezes tinham no Morro Santana/ Gogô e Morro Santo Antônio em Passagem de Mariana o seu destino final, do chamado “ Caminho dos Escravizados”, constituindo assim no mais importante conjunto do registro da presença destes povos africanos no Brasil, referente a “Mineração”, uma importante atividade que até hoje alimenta a economia do país.

O Museu Minas do Gogô vem também com a proposta de ser um museu vivo, que através de uma parceria com o Jornal o ESPETO ( www.jornaloespeto.com.br) e ACAM (Associação dos Caçadores de Assombração de Mariana- wwwacammg.com.br) , visa desenvolver atividades de Educação Patrimonial e descobrimento e valorização do patrimônio histórico .

Localização: Vila Gogô (Saída para as mineradoras), Rua Ouro, Nº 20, Mariana – MG / Brasil, passa a ser uma referencia da origem de Mariana e Minas Gerais.

Como visitar: consulte agendamento

Publicado em: 12/07/21