CAPELA PARTICULAR DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS DO GOGO

Construída pelo artista plástico, professor e escritor  Eduardo Campos, no ano de 2013 em sua propriedade, localizada no hoje bairro Vila Gogô. Tem uma grande importância na retomada das festas religiosas no local, tais como festa da padroeira Santana do qual Eduardo Campos é o doador da imagem e das cerimônias de Semana Santa e Natal.

Filho de família tradicional Mariana a primaz de Minas, Eduardo trás em seus ancestrais parte dessas primazias, desde Dom Silvério Gomes Pimenta ( primeiro bispo negro da igreja Católica, primeiro Arcebispo de Mariana e Minas Gerais e primeiro membro da igreja a tomar posse na Academia Brasileira de Letras), irmão de sua tataravó Jacinta e tio de seu Bisavó o Majór Olympio Marques Pimenta ( primeiro diretor da tipografia Dom Viçoso), como também a figura ilustre de Dona Ritinha, dona da primeira Pensão da “Era Moderna”, quando a Ferrovia chega para Mariana, trazendo os primeiros ares de desenvolvimento, para então cidade empobrecida pós o Ciclo do Ouro. E Antônio Hilário de Souza o ‘Nico”, pioneiro no ramo empresarial de parque de diversões no Brasil, com seu parque primeiramente montado no Rio de Janeiro na Cinelândia e após peregrinar por todo o país, fixa –se na então nova capital do Brasil – Brasília com o nome de “Nicolândia”, tornando – se assim um elo de ligação entre a segunda capital  a atual capital do país, estando lá até os dias de  hoje como o maior parque de diversões do Centro – Oeste do Brasil.

Eduardo Campos, formado em Belas Artes pela UFMG, é fundador ao lado de Dom Luciano Mendes de Almeida, Irmã Cida, de Júlio Barros e Turinã Inácio da Escola de Artes e Ofícios de Mariana, ao qual restaurou a primeira Capela erguida na cidade, que é a Capela de Santo Antônio, local onde foi rezada a primeira missa oficial em Minas Gerais pelo padre Gonçalves Lopes, além de ter restaurado vários monumentos em Mariana e no Brasil, é fundador da primeira escola de restauração no estado do Ceará ( o Centro de Restauro daquele estado) entre 2001 e 2002 e também escreveu o primeiro livro sobre Bento Rodrigues após a tragédia do rompimento da Barragem de Fundão.

Levado pela fé em Nosso Senhor dos Passos e pelo espírito pioneiro, contido nas primazias de seus antepassados é que Eduardo Campos retorna ás raízes de sua origem e funda o primeiro museu contando o início de sua cidade com o nome de “MUSEU MINAS”, em parceria com Leandro Henrique dos Santos diretor do secular Jornal  O Espeto e ACAM (Associaão dos Caçadores de Assombração de Mariana), valorizando os “Africanos Escravizados”, que foram os protagonistas na construção de Minas Gerias.

Publicado em: 12/07/21